Pessoas com deficiência podem praticar o Autêntico Pilates?
O Autêntico Pilates é uma modalidade que se destaca pela possibilidade de adaptação. Conforme já contamos por aqui, ele foi criado por Joseph Pilates no início do século XX, sendo pensado para o fortalecimento do corpo de maneira global. Respeitar os limites de cada pessoa é um dos paradigmas da prática. Logo, a resposta para a pergunta do título deste conteúdo é sim. Pessoas com deficiência podem (e devem) fazer o Autêntico Pilates.
No entanto, é fundamental que sejam acompanhadas por um profissional capacitado e com um olhar atento à individualidade de cada aluno, como acontece no Elevar-se.
O Autêntico Pilates é inclusivo: os movimentos são acessíveis
Um dos diferenciais do Autêntico Pilates é a sua variedade de movimentos, sem se alicerçar num único padrão. O método é construído sobre princípios importantes:
- Controle
- Concentração
- Fluidez
- Precisão
- Equilíbrio
- Respiração
Todos estes aspectos podem ser aplicados de forma personalizada, o que significa que, mesmo diante de limitações motoras, sensoriais ou cognitivas, os exercícios podem ser adaptados às pessoas com deficiência física (PcD), de modo a promover melhor qualidade de vida, bem como mobilidade e bem-estar.
O Autêntico Pilates não exclui ninguém. Ao contrário: ele acolhe e transforma o corpo dentro das possibilidades de cada um. A própria Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) tem projetos que incluem o Pilates como um programa de acompanhamento e intervenção.
Benefícios do Autêntico Pilates para os PcDs
Quando o assunto são os benefícios do Autêntico Pilates para as pessoas num aspecto geral, a lista é extensa. E nela estão os benefícios da prática para os PcDs. Os ganhos são perceptíveis em diferentes dimensões. Entre elas, o fortalecimento muscular, que é muito importante para quem utiliza cadeira de rodas, próteses ou precisa compensar o esforço de um lado do corpo. Confira abaixo outras vantagens:
Postura
Há uma melhora da postura e da coordenação, pois o trabalho de alinhamento corporal contribui para isso. Como resultado, a pessoa tem uma melhora considerável nas atividades diárias.
Autonomia
Quem pratica o Autêntico Pilates ganha também mais autonomia e melhora a autoconfiança, uma vez que a evolução nos movimentos é nítida.
Equilíbrio emocional
O controle da respiração e a concentração durante as aulas ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. E isso é fundamental para quem apresenta alguma deficiência. Lembrando que para os PcDs o Autêntico Pilates pode ser ajustado à necessidades específicas de cada aluno. No caso das pessoas com deficiência visual ou auditiva, por exemplo, o foco está na comunicação efetiva entre professor e aluno. É fundamental priorizar instruções verbais claras e/ou demonstrações táteis eficazes.
Por que é tão importante o acompanhamento profissional para PcDs no Pilates?
Para que o Pilates seja seguro e eficaz, é fundamental que o professor (como aqui no Elevar-se) tenha conhecimento sobre as condições clínicas e limitações do aluno. Cada sessão deve ser planejada conforme as necessidades específicas dele, respeitando diagnósticos, recomendações médicas e o ritmo de evolução.
Aqui no nosso estúdio, por exemplo, o olhar é humano e individual. Antes de iniciar qualquer atividade, o aluno passa por uma avaliação detalhada e o programa de exercícios é montado com base em objetivos reais e alcançáveis.
Isso porque, mais do que uma prática física, o Autêntico Pilates é uma ferramenta de inclusão e empoderamento. Acreditamos que todos têm o direito de sentir o próprio corpo em movimento, de forma leve, consciente e prazerosa. Portanto, se você ou alguém que conhece tem alguma deficiência e quer descobrir novas formas de se movimentar, o Autêntico Pilates pode ser um caminho possível e transformador. Venha conhecer o Elevar-se e descubra como o corpo é altamente capaz dentro das suas próprias possibilidades.
Estamos te esperando!
