Como retomar a sua rotina de treinamentos de forma saudável e evolutiva?
Aumente a frequência e a intensidade dos exercícios gradualmente
Se você está há um tempo sem treinar ou se exercitar de alguma forma, mas quer retomar a sua rotina de treinamentos, saiba que é preciso atentar-se a alguns detalhes. Isso, para que essa volta seja saudável e evolutiva também. Se este é o seu caso, continue aqui com a gente e acompanhe algumas informações valiosas.
Quando o assunto é a retomada dos treinamentos, é fundamental manter um certo equilíbrio e trabalhar de maneira gradual. Seu corpo precisa desse tempo para responder positivamente e de maneira sustentável. Por exemplo, no Autêntico Pilates, os movimentos são autossuficientes e harmônicos, o que garante esse progresso com mais facilidade, evitando lesões.
É muito importante estar atento ao ambiente em que se treina, ter um programa correto de hidratação e respeitar os limites do próprio corpo. Patrícia Rossi, idealizadora do Elevar-se, explica que o equilíbrio hormonal neste processo também é muito importante. “A produção de hormônios benéficos se dá quando nos aproximamos da homeostase. Neste caso, ela acontece na quantidade e intensidade correta, de maneira que isso possa desacelerar o envelhecimento porque reduz a produção de radicais livres”, explica. Ou seja, o segredo está em evoluir, respeitando os limites do corpo.
Dicas importantes para a retomada dos treinamentos
- Avaliação inicial
Não é indicado começar ou até mesmo retomar qualquer atividade física sem antes passar por um profissional para obter uma avaliação acerca das condições do seu corpo. Com essa avaliação, será possível identificar os limites que seu treino deve atingir. Além disso, é importante definir o plano de treinamento adequado às suas necessidades e preparo. Todo treino deve ser seguro para ser eficaz, de modo a evitar riscos desnecessários.
- Moderação
Não adianta ir com muita sede ao pote. A precipitação não trará resultados mais rápido e pode até prejudicar a sua saúde. Segundo Patrícia, esse reinício deve ser básico, apenas com o objetivo de readaptar o corpo ao respectivo movimento. “Vale dar uma atenção especial ao controle da respiração, à ativação do power house e ao alinhamento postural”, explica a especialista. Ainda de acordo com ela, esses elementos são cruciais para manter a técnica correta e o corpo bem equilibrado sempre.
Outro ponto importante: a sobrecarga deve ser evitada neste retorno também. Os movimentos devem ser realizados de maneira gradual para que os músculos se readaptem aos esforços físicos. Além de prevenir lesões, você verá uma evolução a longo prazo.
- Respeito é bom, e o corpo gosta
O seu corpo precisa ser respeitado. Aliás, ele dará sinais sempre que estiver algo errado e os exercícios além dos limites. Preste atenção: se sentir dores incomuns, desconfortos ou até mesmo uma sensação de fadiga. Isso significa que pode estar na hora do descanso. Os músculos precisam de um período de recuperação para receber novos estímulos.
“Entre as sessões, reserve um tempo para a recuperação. A qualidade desse descanso influencia diretamente na sua evolução, pois é durante este período que os músculos se reconstroem e se fortalecem”, frisa Patrícia.
- Mantenha o ritmo
Quando recomeçar a treinar, mantenha uma frequência de duas a três vezes por semana. Por quê? Porque essa frequência ajudará a estabelecer uma rotina. A evolução vem com o tempo, portanto, é melhor começar com consistência do que com pressa por resultados.
“À medida que o corpo vai se acostumando, você pode aumentar a frequência e a intensidade dos exercícios gradualmente. No Autêntico Pilates, essa abordagem progressiva tende a facilitar o progresso”, explica a idealizadora do Elevar-se.
- Hábitos saudáveis
Além dos treinamentos, é muito importante investir em outros hábitos saudáveis. Eles ajudarão a potencializar os benefícios do Autêntico Pilates. Por exemplo, uma hidratação na medida certa, um alongamento fora dos horários de aula, entre outros. “É fundamental também adotar uma postura correta no dia a dia. A boa postura é um reflexo do Autêntico Pilates, melhorando consideravelmente a qualidade de vida”, finaliza Patrícia.
Em qual fase você se encontra hoje? Começando ou recomeçando? Fale conosco e vamos te ajudar nessa caminhada!