Respiração e Autêntico Pilates: qual é a importância dessa união?
A ativação do power house está em primeiro lugar
Todo tipo de atividade física exige concentração nos movimentos, na postura e no esforço muscular. No Autêntico Pilates é assim também, porém com um elemento a mais: a respiração. Ela está presente em cada exercício e faz toda a diferença se for bem realizada. Preparamos para você um conteúdo especial sobre a importância de saber respirar para executar o Autêntico Pilates com efetividade.
É fundamental que a respiração durante a prática do Pilates aconteça de maneira consciente, de modo a transformar o desempenho e gerar benefícios. Segundo Joseph Pilates, criador do método, “respirar é o primeiro e o último ato de vida. Aprender a respirar corretamente é um passo fundamental para alcançar a saúde plena”. Isso mostra a importância e o porquê reservamos este espaço para falar sobre respiração.
No Pilates, respirar vai muito além da natureza humana. Esse ato é parte integrante dos movimentos, pois ajuda, principalmente, a ativar os músculos mais profundos do power house, que é formado pelo abdômen, o assoalho pélvico, a lombar e o diafragma. Contribui também para que o praticante mantenha o foco e saiba como controlar seu ritmo nos exercícios.
Por que a respiração é tão importante no Pilates?
Primeiramente, porque ela ativa o power house. E isso ajuda a estabilizar e a proteger a lombar durante os exercícios. Além disso, a respiração melhora o foco e a consciência corporal. A pessoa se conecta com seu corpo e com o momento presente. Como resultado, obtém uma melhora considerável dos movimentos e evita compensações ou posturas incorretas.
Outro benefício de saber respirar no Autêntico Pilates é o controle do ritmo dos exercícios. Podemos dizer que a respiração funciona como um metrônomo que guia o tempo e o fluxo dos movimentos, promovendo fluidez e controle. A propósito, estes são dois princípios importantes do Pilates. Mais uma vantagem está na ativação do sistema nervoso parassimpático. Isso promove relaxamento, reduz o estresse e ajuda o corpo a trabalhar com mais eficiência.
Por fim, vale ressaltar que a respiração ainda melhora a oxigenação dos músculos. Você sabia disso? Respirar bem contribui com mais oxigênio no sistema muscular, melhorando o desempenho, a resistência e a recuperação.
Autêntico Pilates: como respirar?
A técnica de respiração mais utilizada no Autêntico Pilates é a lateral torácica. Vamos explicar melhor! Ela faz com que o ar seja direcionado para a parte lateral das costelas (e não para o abdômen), expandindo, assim, a caixa torácica e preservando o engajamento abdominal. Durante os exercícios é fundamental inspirar pelo nariz e preparar o movimento. Ou seja, expira-se pela boca durante a execução, de modo a ativar o power house.
Dica em 5 passos
Para que você comece a compreender a importância da respiração para o Autêntico Pilates, Patrícia Lettieri, idealizadora do Elevar-se Pilates, contribuiu com uma dica valiosa do exercício de respiração lateral torácica, que você pode fazer em casa. “É simples, porém poderoso”, completa a especialista.
- Primeiro, é preciso sentar-se ou até mesmo se deitar em uma superfície confortável;
- Em seguida, coloque as mãos nas laterais das costelas;
- Inspire pelo nariz, tentando expandir as costelas lateralmente;
- Expire lentamente pela boca, sentindo as costelas voltarem ao lugar;
- Mantenha o abdômen levemente contraído durante todo o processo e repita por dois a três minutos, prestando sempre atenção na qualidade da respiração.
“Esse é o ponto mais importante: a respiração deve receber atenção plena para que ela seja executada corretamente”, explica Patrícia. Ela finaliza: “No Elevar-se, trabalhamos cada exercício com total atenção à respiração, pois acreditamos que é por meio desse detalhe tão poderoso, mas muitas vezes negligenciado, que podemos conquistar mais equilíbrio, consciência e evolução na prática do Autêntico Pilates”.
